APRESENTAÇÃO

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, nos âmbitos turístico e cultural. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal. O evento também promove um intenso intercâmbio com países latino-americanos e outros de origem latina, solidificando ainda mais a interação entre estas nações.

O evento visa a criação de propostas em comum para promover a leitura de forma geral e o acesso dos escritores de diversas culturas de língua portuguesa aos espaços de divulgação e difusão de suas obras no mundo.

O Fórum das Letras divide-se em Programação Principal, #dasletras, Ciclo de Jornalismo e Literatura, Ciclo de Debates, Fórum das Letrinhas e a programação artística, que inclui exposições e diversos outros tipos de manifestações artísticas e folclóricas. Desde sua primeira edição, em 2005, o evento vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária do mundo atual.