Curiosidades sobre o vinho que a maioria não sabe

Confira logo abaixo curiosidades sobre o vinho que a maioria não sabe. Portanto, se você gosta de vinho, então fique atento a este artigo que vamos mostrar muita coisa interessante sobre essa bebida.

O vinho é uma das bebidas mais adoradas pelas pessoas, ele é produzido em diversos países e possui um ótimo sabor. O vinho é uma bebida alcoólica que se origina da polpa da uva e faz sucesso no mundo todo.

Beber vinho melhora a memória

Uma das curiosidades sobre o vinho é que ele melhora a memória. O vinho oferece benefícios para a saúde se consumido com moderação, inclusive ele melhora a memória, já que o vinho possui um composto chamado resveratrol que é um suplemento que ajuda a melhorar a memória a curto prazo.

De acordo com uma pesquisa feita em Berlim, consumir vinho de forma moderada pode sim ter benefícios, pois a bebida possui suplementos à base de antioxidante o que traz uma melhora na memória.

O país com a adega mais antiga é Armênia

Muitas pessoas não sabem, mas a adega de vinho mais antiga do mundo fica localizada em Armênia. A adega se chama Areni e é uma das maiores descobertas sobre o vinho. Arqueólogos relatam que encontraram a mais antiga vinícola do mundo na Armênia. E essa descoberta indica que humanos produziam vinho na idade do cobre, há muitos anos atrás.

Somente 5% dos vinhos produzidos no mundo melhoram com o passar do tempo

Aposto que você já ouviu dizer que quanto mais velho o vinho melhor ele fica. Mas, saiba que apenas 5% de todo o vinho produzido no mundo realmente melhora com a idade. Cerca de 95% da produção mundial de vinho deve consumida dentro de um ano depois de chegarem ao mercado ou de acordo com a data de validade.

Os vinhos realmente mudam com o passar do tempo, mas só alguns melhoram. Essa evolução depende da mistura de ácidos, fenóis, açúcares e taninos, sendo que a maior parte dos vinhos vendidos são produzidos para serem consumido de forma imediata.

O maior produtor de vinhos do mundo é a França

O maior produtor de vinhos que tem no mundo é a França, depois vem a Itália, Espanha e Califórnia. Apesar da França ser o maior produtor de vinhos, a Espanha possui o maior vinhedo do mundo e nos Estados Unidos o vinho é produzido em praticamente todos os estados, até mesmo no Alasca.

O vinho pode ser uma grande fonte de antioxidante

O vinho pode conter uma boa quantidade de antioxidantes. Para se ter uma ideia, para ter a mesma quantidade de antioxidantes que uma garrafa de vinho tem, é necessário beber 7 copos de laranja ou 20 copos de suco de maça. É importante ressaltar também que o vinho tinto tem mais antioxidantes do que o branco.

Vinho
Créditos: Uol

A cidade que tem um dos bares mais antigos de vinhos é Málaga

Entre as curiosidades relacionadas ao vinho, uma delas é que Málaga possui um dos mais antigos bares de vinho do mundo. Ele foi criado no ano de 1840 por Dom José Guardia e se chama Antigua Casa de Guardia. Esse local é uma instituição devido a forma de elaborar e servir vinho, e também por conta de ser muito antigo. Os vinhos servidos nesse bar vem de torneiras cubanas e russas que datam de antes da Segunda Guerra Mundial.

O país com a maior garrafa de vinho do mundo é a China

A garrafa com a maior quantidade de vinho no mundo é a China. A garrafa é muito grande e tem 1.850 litros, mede cerca de 4.5 metros e equivale a cerca de 2.467 garrafas normais. Quem produziu essa garrafa de vinho grande foi Wang Chen, que desde 2010 possui o título de maior garrafa de vinho do mundo.

O lugar onde o vinho é mais consumido é no Vaticano

O lugar onde o vinho é mais consumido no mundo é no Vaticano, com cerca de 75 litros por ano. Depois do Vaticano, outros países que também consomem muito vinho são França, Estados Unidos, Itália e China.

O clima é um diferencial

O sabor do vinho é mais forte, ou seja, ele terá mais álcool e consistência quando for realizado em vinhedos localizados em áreas quentes. Mas, ele também tende a ser mais ácido e refrescante quando as uvas são cultivadas em áreas mais frias.

A expressão “Saúde” surgiu através do vinho

Na Grécia Antiga quando iam beber vinho o anfitrião dava o primeiro gole para provar que o vinho não tinha veneno. Disso surgiu a expressão “saúde”. Na Roma começaram a usar a expressão “Toasting” que significa torrada e ainda é usada em alguns países, pois eles colocavam um pedaço de torrada para tirar gostos diferentes e a acidez do vinho. Mas, a expressão saúde é usada até hoje pela maioria das pessoas que gostam de vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.