Quais os alimentos que dão mais energia?

Quer saber quais os alimentos que dão mais energia? Então, continue acompanhando este artigo que a seguir vamos mostrar com exclusividade os melhores alimentos que devem ser consumidos para ter mais energia e disposição.

A comida além de ser uma fonte de prazer é também o que nos sustenta para encarar o dia a dia. E, existem certos alimentos que ajudam a dar mais energia deixando o dia ainda melhor e mais fácil de ser encarado.

Alimentos que dão energia

De forma geral, todos alimentos podem nos fornecer energia, mas existem alguns que possuem calorias vazias e tem outros que oferecem as vitaminas e nutrientes necessários para o ideal funcionamento do corpo. Por isso é importante dar atenção a certos alimentos.

Normalmente os alimentos que costumam dar mais energia são aqueles que possuem carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, pois eles são ideais para o bom funcionamento do corpo, oferecem uma energia maior e, consequentemente, melhora a disposição, etc.

Para conseguir ter mais energia, além de consumir alguns alimentos específicos é preciso reduzir o consumo de outros alimentos que atrapalham esse processo, como o álcool, açúcar e cafeína. Além disso, é importante manter uma dieta balanceada. Veja agora alguns alimentos que são fontes de energia:

Banana

A banana é um dos alimentos que mais fornecem energia, pois ela é fonte de potássio que é um mineral que ajuda no equilíbrio da água do corpo e ajuda a fortalecer os músculos. A banana é uma forte aliada no dia a dia, pois ela fornece uma boa quantidade de energia que o corpo precisa. Além disso, a banana é anti-fadiga.

Inclusive, a banana é muito usada como pré-treino pelas pessoas que fazem academia, pois ela fornece energia para o treino. Comer pelo menos uma banana por dia irá ajudar a repor o glicogênio perdido durante os exercícios físicos e vai ajudar também a ter uma vida mais saudável.

Aveia

A aveia é um alimento que possui muito carboidrato, ferro, cálcio, fósforo, entre outros complexos ideais para dar energia. A aveia é um alimento de digestão lenta, o que ajuda a fornecer mais energia ao longo do dia. Inclusive, por ter muita fibra a aveia da uma sensação de saciedade, que ajuda principalmente quem deseja emagrecer.

Mas, ele também pode ser usado por quem deseja ganhar massa, já que a aveia é uma ótima fonte de nutrientes bons e ainda faz com que o intestino funcione melhor. Além disso, a aveia ajuda a reduzir o colesterol e também equilibrar os níveis de glicose.

Ovo

O ovo é um alimento rico em proteína, e consumir esse alimento tem vários benefícios, sendo que um deles é a energia. O ovo é aliado das pessoas que praticam atividade física, sendo um pós treino ideal. O ovo é cheio de proteína e ferro, substâncias que fornecem energia durante todo o dia, ele também tem vitamina B que é essencial para as funções cerebrais e para produção de energia.

Açaí e banana
Créditos: TechTudo

Frutas secas

As frutas secas fornecem muita energia para o dia a dia. Inclusive, essa é uma boa opção de lanche natural, pois elas são pequenas e fáceis de carregar e comer. As frutas secas fornecem ácidos graxos essenciais para o organismo, tem poder de saciedade, são antioxidantes e é uma boa fonte de proteína.

As frutas secas oferecem energia de forma instantânea. Existem uma variedade muito grande de frutas secas, como pistache, castanhas de caju, nozes, amêndoas, entre outras. Essas frutas possuem diversos nutrientes, como ferro, ômega-3, potássio, etc.

Chocolate

Chocolate puro é uma boa fonte de energia, fornece bem estar físico e também mental. O chocolate possui ferro, potássio, magnésio e vitaminas B1, B2, A e E. Além disso, esse alimento ajuda a melhorar o humor e o melhor é comer ele puro, o indicado é comer com uma porcentagem de cacau mais alta, como 50% ou 70%, e comer os que não tem muita açúcar.

Açaí

O açaí é uma fruta típica do Brasil que é cheia de carboidratos que fornecem muita energia para o corpo funcionar da melhor forma possível. Além disso, o açaí possui fontes de gorduras insaturadas, que ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol, é rico também em antioxidantes, vitamina C, B1 e B2.

Batata doce

A batata doce também é um alimento cheio de carboidratos complexos ricos em energia e com grande teor de fibras. A batata doce fornece energia e ajuda no bom funcionamento do intestino. Esse alimento é um grande aliado dos praticantes de esporte, principalmente de academia.

Sementes

As sementes de linhaça e girassol possuem grande quantidade de ômega 6 e ômega 9, esses alimentos também fornecem energia ao organismo, graças a boa quantidade de ferro, ácido fólico e vitamina B presente. Consumindo uma boa quantidade dessas sementes é possível ter mais energia e vitalidade no dia a dia, elas tem vários benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.